Solidão – Por que é tão comum e o que você precisa fazer


Você já se sentiu solitário?

Se fizer isso, você pode gastar muito tempo imaginando o que há de errado com você.

Pode parecer que todo mundo, além de você, tem muitos amigos. Pode parecer que todo mundo está sempre sendo convidado para ir a festas baladadas. E pode parecer que você é o único que fica em casa, esperando o telefone tocar, imaginando por que ninguém liga para convidá-lo para sair.

Na verdade, a solidão é muito mais comum do que você imagina. Há realmente uma epidemia de solidão em muitas sociedades hoje em dia.

 

Isso pode surpreendê-lo.

Afinal de contas, muitos milhões de pessoas no mundo moderno estão atoladas juntas em grandes cidades, e temos à mão todas as conveniências tecnológicas que devem aproximar as pessoas, como e-mail, telefones, Internet blá, blá, blá.

 

Por que tantos de nós são mais solitários do que nunca?

A razão é que a sociedade mudou muito rapidamente nos últimos dois ou trezentos anos. Muitos dos fatores sociais que costumavam facilitar e manter amigos por toda a vida desapareceram.

As famílias mudaram muito nas últimas décadas. Há cem anos, a maioria das famílias era muito grande, com muitos filhos, tias, tios e primos morando perto. Os membros da família costumavam trabalhar juntos na fazenda ou em uma empresa familiar durante todo o dia.

Hoje, as famílias diminuíram de tamanho. Os membros da família estão tão ocupados com seus próprios projetos separados que raramente se vêem. As famílias se separam com mais frequência do que costumavam, e agora é muito mais comum os membros da família se mudarem para milhares de quilômetros de distância, para novos empregos, novas esposas ou novos maridos.

No passado, as pessoas viviam na mesma pequena comunidade por toda a vida. Eles ficaram no mesmo emprego por décadas.

Esses fatores tornaram mais fácil fazer amigos e manter amigos.

Hoje, muitas pessoas mudam de emprego a cada poucos anos, mudam-se para novas cidades e deixam para trás familiares e amigos.

E muitas pessoas hoje estão muito, muito ocupadas. De muitas maneiras, a tecnologia moderna não nos libertou de ter que trabalhar mais. Na verdade, ele teve o efeito oposto de nos fazer trabalhar mais e mais rápido apenas para permanecer no mesmo lugar.

Outro fator que contribui para o aumento da solidão é a tecnologia moderna de entretenimento e comunicação.

Antes do advento da televisão e da Internet, as pessoas tinham maneiras de se divertirem juntos todos os dias. Muitos desses métodos primitivos de se divertir quase desapareceram no mundo moderno.

Antigamente, as pessoas costumavam conversar umas com as outras! Eles jogariam juntos. Eles fariam música.

Agora esse tipo de entretenimento primitivo só ocorre durante uma queda de energia. A maioria das pessoas agora se sente perdida sem um aparelho de TV e computador. Mesmo na mesma família, as pessoas mal se conhecem.

O aumento dessas formas modernas de comunicação realmente diminuiu outras formas de interação humana.

À medida que as pessoas passam mais tempo na Internet, ou com suas mensagens de texto, ou jogando em computadores, elas estão gastando muito menos tempo interagindo com as pessoas ao seu redor. Tornou-se muito mais fácil para as pessoas se casarem em suas casas e nunca verem ninguém.

Muitas pessoas estão gastando menos tempo desenvolvendo suas habilidades sociais enquanto podem melhorar muito suas habilidades com computadores.

No mundo moderno, parece que quase todo mundo está pressionado pelo tempo. Muitas vezes estamos muito ocupados no trabalho para desenvolver amizades, e quando chegamos em casa exaustos no final do dia, estamos cansados ​​demais para fazer planos para socializar.

Alguns de nós moram em bairros onde não é seguro sair depois de escurecer. Torna-se muito fácil comer um jantar rápido e passar nossas horas da noite descomprimindo mentalmente em frente à televisão ou ao computador.

A solidão é um problema maior para mais pessoas hoje do que em qualquer outro momento da história. O fato verdadeiramente irônico da solidão é que, se você está solitário, não está sozinho!

Ainda assim, mesmo que você tenha sido solitário no passado, e mesmo se você se sentir solitário hoje, é possível fazer novos amigos neste mundo moderno.

Se você está sofrendo de solidão, é hora de parar de se culpar e é hora de parar de culpar o resto do mundo. É hora de fazer algo para resolver o problema da solidão.

Você pode fazer novos amigos e ter a vida social que você sonha. Para ter mais amigos, você terá que aprender novas técnicas de socialização e conversação. Você terá que se esforçar para conhecer muito mais pessoas novas.

Se você aprender os segredos das pessoas que fazem amigos facilmente e implementar essas técnicas em sua vida, você também pode ter uma vida social feliz.